Notícias

Projeto no Amazonas desenvolve ações de empoderamento feminino
Com uma abordagem focada no empoderamento feminino, o projeto Empoderar está transformando as vidas de meninas e mulheres no bairro Colônia Antônio Aleixo, em Manaus (AM), atuando na conscientização sobre o combate à violência contra a mulher, por meio da mediação de leitura, rodas de conversas, palestras, oficinas e outras atividades direcionadas ao tema. São 300 beneficiários diretos e 1800 indiretos. As ações são da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) e da Associação do Pessoal da Caixa do Amazonas (Apcef/AM) em parceria com a ONG Moradia e Cidadania.
“Em 2024, a Fenae aderiu à Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero ao assinar a carta-compromisso com o programa do Ministério das Mulheres. A partir daí, temos todos os projetos selecionados no edital 004 da Fenae e das Apcefs passaram a ter um eixo transversal voltado à equidade de gênero. Além disso, nove iniciativas estão desenvolvendo ações focadas, exclusivamente, no empoderamento de mulheres e meninas, uma delas é o projeto do Amazonas. Nossa expectativa é que essas ações contribuam para uma mudança significativa na postura da sociedade, permitindo que mulheres e meninas reconheçam seu potencial e sejam respeitadas”, destaca Sergio Takemoto, presidente da Fenae.
Para a presidente da Apcef/AM, Rosalba Loureiro, o projeto fortalece mulheres e meninas em situação de vulnerabilidade, garante acesso à educação, cultura, saúde e proteção. “E também chama meninos e homens a dizerem não à violência contra a mulher. A experiência de passar essas mensagens de uma maneira especial e com muito cuidado aos participantes do projeto, deixa muito claro seu objetivo: é um resgate de valores, de autoestima, de pertencimento. É reconhecer quem você é e saber até onde você pode chegar! Empoderar é isso: transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e igualitária”, reforça ela.
As atividades envolvem duas instituições locais: o Centro Social Lago do Aleixo (CSELA)- Projeto ECAE, com atendimento de 350 crianças e adolescentes, por meio de ações de mediação de leitura, e 70 idosos, em atividades voltadas à terceira idade; e a Associação Espírita Beneficente, onde as ações estimulam o empoderamento infanto-juvenil.
“Nós fazemos rodas de conversa com meninas e mulheres, abordando temas de empoderamento feminino, equidade de gênero, direitos, cidadania e prevenção da violência. O Projeto Empoderar vem se consolidando como uma ação transformadora no bairro Colônia Antônio Aleixo, fortalecendo meninas, mulheres, famílias e comunidades, ao promover educação, cultura, geração de renda e cidadania”, explica a assistente social da ONG Moradia e Cidadania, Marnizia Dias.
As ações para promover geração de renda são realizadas por meio de oficinas de artesanato, costura, reciclagem e produção de bolsas, fortalecendo o protagonismo feminino por meio da autonomia financeira. Hoje, atende 20 mulheres.
Com uma proposta diversificada, o Empoderar realiza também ações itinerantes em comunidades do bairro Colônia Antônio Aleixo, ampliando assim sua abrangência.
Também firmou parcerias com instituições do terceiro setor. No Instituto Preservando Vidas, o projeto Empoderar plantou uma semente de esperança para mulheres, pacientes oncológicas, buscarem oportunidades de geração e renda, com oficinas de artesanato. Elas já estão produzindo e comercializando seus trabalhos.
O mesmo trabalho foi feito com as mães de pessoas com necessidades especiais atendidas pelo Instituto Abrace Mais, integrando as atividades de empoderamento e autonomia financeira.
Conheça os 27 projetos espalhados pelo Brasil, doe e faça parte dessa corrente do bem: www.fenae.org.br/futurobrilhar.
MaisNotícias

Projeto no Amazonas desenvolve ações de empoderamento feminino
As ações são da Fenae e da Apcef/AM em parceria com a ONG Moradia e Cidadania no bairro Colônia Antônio Aleixo, em Manaus

Moradia e Cidadania: 25 anos construindo esperança
Em live comemorativa, voluntários, beneficiários e lideranças destacam a força da união que transforma vidas em todo o Brasil

ONG Moradia e Cidadania completa 25 anos de boas práticas nesta quinta-feira
A data será comemorada com live, a partir das 19h, e haverá a participação de Sergio Takemoto nesta atividade. Entidade é parceira da Fenae e das Apcefs em 27 projetos de responsabilidade social Brasil afora
