O Movimento Solidário, Programa de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs, foi criado em 2005 com objetivo de melhorar a qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade no país, por meio de ações de desenvolvimento sustentável.
A partir de 2021, a Federação e as Associações do Pessoal da Caixa firmaram parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Moradia e Cidadania, para execução de projetos de educação, inclusão produtiva e segurança alimentar em comunidades no entorno das Apcefs. As ações estão em consonância com os eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
No primeiro edital, lançado em 2021, foram inscritos 12 projetos, sendo quatro em educação, esporte e cultura e oito com foco na segurança alimentar. Ao todo foram beneficiadas 600 pessoas diretamente e 2.426 indiretamente.
Em 2022, o número de projetos expandiu, passando para 25 com 19 voltados para educação, esportes e cultura; quatro projetos de segurança alimentar e geração de renda; e dois projetos direcionados para o meio ambiente. No total, 2.094 pessoas foram beneficiadas diretamente e 8.376 indiretamente.
Os projetos da Fenae e das Apcefs, em parceria com a Moradia e Cidadania, estão cada dia mais fortes e, em 2023, com o lançamento do terceiro edital, as 27 Associações do Pessoal da Caixa foram contempladas. As ações, que vão beneficiar diretamente 1.859 pessoas e 7.436 indiretamente, começaram em fevereiro de 2024.