Notícias

Projeto da Fenae ensina cultivo de abelhas sem ferrão na Bahia
Desde o ano passado, o projeto da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e Apcef/BA, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, tem transformado a realidade de famílias com o cultivo da meliponicultora— atividade de criação de meliponíneos, popularmente conhecidas como abelhas sem ferrão.
Selecionado no terceiro edital da Fenae, o projeto foi implementado no ano passado com o objetivo de ensinar as famílias beneficiadas a manejar a produção de mel, própolis e resinas de abelhas sem ferrão.
A iniciativa, que começou com apenas 15 colmeias, já ultrapassou a marca de 30, beneficiando diretamente comunidades próximas ao clube por meio da doação de colmeias e caixas para multiplicação. Devido ao sucesso da iniciativa entre as famílias selecionadas para receber as colmeias, o projeto foi novamente selecionado no edital 004, que agora terá durabilidade de dois anos.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, comemora o sucesso da iniciativa. “É uma honra para a Fenae saber que o projeto iniciado no ano passado tem rendido frutos importantes para as famílias atendidas. Mel de qualidade que está levando emprego e renda para as famílias atendidas”, reforça Takemoto.
Conhecida como pólen dourado, o mel da abelha sem ferrão é mais valorizado no mercado do que o de outras espécies. A proposta ensina a comunidade em situação de vulnerabilidade social a utilizar as técnicas da meliponicultura dentro da Associação, localizada em Camaçari, região metropolitana de Salvador.
De acordo com o presidente da Apcef/BA, Jonh Ralph Goodwin, a segunda etapa do projeto encontra-se em andamento, com a expectativa de ampliar ainda mais o impacto social por meio da capacitação e do incentivo à comercialização do mel produzido. “Na primeira parte do projeto, realizamos cursos de capacitação, multiplicamos as colmeias e fazemos doações para comunidades selecionadas. Agora, estamos nos preparando para entregar novas colmeias e caixas vazias, que servirão para a futura multiplicação e comercialização”, explica Jonh Ralph Goodwin”. É gratificante ver o crescimento do projeto, que começou com 15 colmeias e hoje já ultrapassa as 30, incluindo doações significativas para vizinhos do clube”, concluiu o presidente da Apcef/BA.
Além de ajudar as famílias atendidas, a iniciativa também contribui para a preservação das abelhas nativas sem ferrão, sem precisar desmatar o meio ambiente, porque são aproveitadas a vegetação abundante do entorno do local.
Futuro Brilhar
Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar. Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.
MaisNotícias

SOS Bahia: ajude as famílias atingidas com os estragos causados pelas chuvas
A Fenae e as Apcefs repassaram recursos do Fundo de Reserva para Ações Emergenciais para socorrer as pessoas atingidas pelas enchentes na Bahia

Projeto da Fenae ensina cultivo de abelhas sem ferrão na Bahia
Iniciativa desenvolvida na Apcef/BA fortalece comunidades locais com capacitação, doações de colmeias e incentivo à produção de mel de qualidade

Fenae com Elas: Apcef/RJ promove ação para prevenir o feminicídio
Com o apoio da Federação, o encontro foi realizado na manhã do sábado (17) Sede Campestre, em Jacarepaguá
