img
Detalhes
Futuro Brilhar

Notícias

img
No Paraná, Fenae reafirma compromisso com iniciativas que transformam vidas

O último fim de semana foi especial para crianças e mulheres atendidas pelo projeto Futuro Sustentável, iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/PR, desenvolvida na Vila Audi-União, no bairro Uberaba, em Curitiba (PR). No sábado (20/09), diretores da Fenae e da Apcef visitaram o espaço onde o projeto acontece, levando apoio e incentivo às atividades de educação e cidadania voltadas à comunidade que vive em situação de vulnerabilidade social.

A ONG Moradia e Cidadania conduz o trabalho que transforma a vida de crianças, adolescentes e mulheres. O espaço preparado na sede da associação oferece aulas de reforço escolar duas vezes por semana, além de oficinas de teatro realizadas aos sábados. As mães também participam das atividades: uma vez por mês, elas se reúnem em rodas de conversa com apoio psicológico, debatendo temas como feminicídio, saúde mental e desafios da vida cotidiana.

Durante a visita, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reafirmou o compromisso da entidade em ampliar iniciativas sociais. “Não existe transformação sem esforço coletivo. O que vimos neste projeto foi uma verdadeira lição de que, quando sonhamos e trabalhamos juntos, conseguimos levar oportunidades tão necessárias a muitas pessoas. Já estamos no quarto edital, que beneficiou milhares de brasileiros. No que depender da Fenae, seguiremos firmes para ampliar esse alcance e ajudar ainda mais pessoas, especialmente crianças, a transformar sua realidade e garantir um futuro digno”, garantiu o presidente da entidade. 

O presidente da Apcef/PR, Jesse Krieger, destacou a importância da parceria entre Fenae, Moradia e Cidadania e Apcef/PR. “Essa visita do último sábado foi emocionante. Ver a apresentação teatral das crianças e ouvir seus depoimentos reforçou que estamos no caminho certo. O projeto avança a passos largos e já traz resultados significativos para dezenas de crianças e famílias da comunidade”, reforçou Jesse.

A coordenadora da ONG Moradia e Cidadania, Marilda Bueno, destaca que o projeto cumpre um papel que, muitas vezes, o Estado não consegue desempenhar, que é estar dentro das comunidades e apoiar, de fato, no que elas precisam. “Quando falamos em melhorar a qualidade do ensino, estamos nos referindo a crianças que enfrentam dificuldades na escrita, na compreensão de textos e nas operações básicas de matemática. Com o reforço escolar, conseguimos recuperar esse tempo perdido. Esse trabalho faz diferença na aprendizagem ao longo de toda a trajetória: no ensino fundamental, no ensino médio e até na faculdade”, reforça.

Já a diretora da Fenae, Lourdes Barbosa, ressaltou o impacto positivo do trabalho desenvolvido pela entidade em todo o Brasil. “A cada visita aos projetos apoiados pelo Edital 004 da Fenae nos surpreendemos positivamente. Em Curitiba, vimos a transformação de crianças e adolescentes pela leitura, que abre um novo mundo de conhecimentos, e pelo teatro, que fortalece a autoestima. Foi emocionante ouvir o depoimento da aluna Ashley, que nos faz acreditar ainda mais que juntos podemos ir além.”

O Futuro Sustentável pretende beneficiar, em dois anos, aproximadamente 80 pessoas: 50 crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, e outras 30 mulheres, mães dos jovens atendidos.

À frente da iniciativa, a coordenadora do projeto, Jeniffer Miara, reforçou a relevância do apoio da Fenae e da Apcef/PR. “O patrocínio da Fenae é fundamental para o desenvolvimento desse projeto. Graças a esse apoio, crianças que antes não tinham oportunidade agora vivenciam experiências transformadoras no reforço escolar, no teatro e em atividades culturais. Temos, por exemplo, o caso de uma aluna com altas habilidades que se sentia excluída. Aqui, mostramos que a diversidade é uma riqueza. O projeto dá a essas crianças e mulheres a chance de serem inseridas na sociedade de forma respeitosa e inclusiva. É um trabalho lindo e transformador”, conta a educadora.

Por sua vez, o diretor de Benefícios da Funcef, Jair Pedro Ferreira, também destacou a relevância da iniciativa. “É uma forma muito significativa de contribuição da Fenae e dos empregados da Caixa para a sociedade. Trabalhar com pessoas, oferecendo oportunidades e promovendo conhecimento, educação e cultura, é algo emocionante porque transforma vidas. Criada no Paraná em 29 de maio de 1971, a Fenae mostra, com este trabalho, a força da união dos associados na construção de iniciativas que impactam diretamente crianças, mulheres e toda a comunidade. Esse edital é uma decisão muito positiva, pois garante inclusão e desenvolvimento para quem mais precisa”, lembrou o Jair Pedro. 

A visita contou ainda com a presença do diretor da Fenae e presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros, e do vice-presidente da Apcef/PR, José Megume Tanaka, que acompanha o projeto de perto.

Futuro Brilhar

Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.
 

MaisNotícias

imgResponsabilidade Social
Projeto no Amazonas desenvolve ações de empoderamento feminino

As ações são da Fenae e da Apcef/AM em parceria com a ONG Moradia e Cidadania no bairro Colônia Antônio Aleixo, em Manaus

29/09/2025 14:26
imgResponsabilidade Social
Moradia e Cidadania: 25 anos construindo esperança

Em live comemorativa, voluntários, beneficiários e lideranças destacam a força da união que transforma vidas em todo o Brasil

26/09/2025 15:12
imgResponsabilidade Social
ONG Moradia e Cidadania completa 25 anos de boas práticas nesta quinta-feira

A data será comemorada com live, a partir das 19h, e haverá a participação de Sergio Takemoto nesta atividade. Entidade é parceira da Fenae e das Apcefs em 27 projetos de responsabilidade social Brasil afora

25/09/2025 08:00
img