Notícias
Fenae visita o projeto "Na Ponta do Pé, Na Ponta do Lápis" desenvolvido na Apcef/PB
A manhã desta quarta-feira (14/08) foi marcada pela alegria contagiante das crianças atendidas pelo projeto "Na Ponta do Pé, Na Ponta do Lápis", uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Associação do Pessoal da Caixa da Paraíba (Apcef/PB), em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, junto com a diretoria da entidade, representantes da ONG Moradia e Cidadania e da Caixa Econômica Federal, e empregados Caixa estiveram na Apcef/PB para conferir de perto o trabalho realizado com cerca de 50 crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social na comunidade Portal do Sol, em João Pessoa (PB).
A ação faz parte da agenda de responsabilidade social das entidades, que apoiam iniciativas voltadas para a segurança alimentar, educação e inclusão produtiva em todo o país. Na Apcef da Paraíba, o projeto é focado em atividades de mediação de leitura, futsal e balé para as crianças.
Durante a visita, o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, falou sobre a importância do projeto para a transformação social do país. Ele relatou que, quando criança, também foi atendido por um projeto social semelhante, que foi um ponto de virada em sua vida. “Foi num projeto igual a esse que aprendi a ser solidário, a trabalhar em equipe e a ter espírito de solidariedade e coletividade. Todos esses valores me transformaram enquanto pessoa. Graças a isso, me dediquei aos estudos, tive bons empregos e ingressei na Caixa Econômica Federal,” relatou o presidente.
Takemoto também enalteceu o trabalho realizado em parceria com as Apcefs de todo o Brasil para dar oportunidades às pessoas que mais precisam. “Nós, que estamos no movimento social, que participamos de entidades sindicais e associativas, lutamos para que todos tenham oportunidades iguais. Queremos que todos tenham acesso à educação, ao lazer, ao esporte e à cultura, porque é isso que vai transformar o país em um lugar mais justo e solidário,” finalizou Takemoto.
A diretora de Impacto Social da Fenae, Giselle Menezes, destacou a importância da diretoria da Fenae, empregados Caixa e de os presidentes das Apcefs de todo o Brasil presenciarem o trabalho realizado em João Pessoa, que, assim como em outras partes do país, vem transformando vidas e impactando comunidades. “Foi um evento muito importante, onde pudemos mostrar uma parcela do que fazemos para a transformação social do país,” relatou. “Pudemos ver a presença das famílias e a alegria no rosto das crianças que estão sendo contempladas pelo projeto,” destacou Giselle.
Para o anfitrião do projeto, o presidente da Apcef/PB, Roncálio Peixoto, o projeto social desenvolvido "coroa" o trabalho da Fenae como uma entidade que representa os empregados da Caixa, defendendo um banco 100% público e, sobretudo, no desenvolvimento de projetos sociais que transformam vidas. “Isso é muito impactante e emocionante. Esse projeto é uma sementinha que está sendo plantada hoje, e temos a certeza de que vai mudar a vida de pessoas e famílias, pois a educação é fundamental para o futuro do país,” destacou. “A formação de base já está dando frutos. Vimos com as Olimpíadas a importância de projetos como este, que está sendo desenvolvido aqui, para garantir o futuro do esporte no país,” finalizou Roncálio.
A conselheira da Fenae, Lourdes Barbosa, também destacou a importância da visita para todos, especialmente para as crianças e famílias atendidas. “Hoje foi especial, porque podemos citar o exemplo das Olimpíadas, aonde vimos que a maioria dos atletas que trouxeram medalhas para o Brasil são oriundos de projetos sociais,” destacou. “Acho que fica cada vez mais claro que o principal que a Fenae e nós queremos é a formação dessas pessoas e o desenvolvimento do seu papel enquanto cidadãos, conhecendo seus direitos e deveres e inseridos na sociedade,” ressaltou Lourdes.
A aposentada da Caixa, Rosenilda Carvalho, expressou sua satisfação em contribuir para um projeto tão essencial para as crianças. “Cuidar das crianças por meio do esporte, desde a base, é o melhor que podemos oferecer a elas. Em vez de estarem nas ruas, elas estão praticando esporte, socializando, aprendendo a se respeitar,” destacou.
Transformando Vidas
Um dos requisitos do projeto é que todas as crianças beneficiadas estejam matriculadas em escolas públicas. As atividades ocorrem nas dependências da Apcef/PB no contraturno escolar, com treinos realizados de forma lúdica, duas vezes por semana, em ambas as modalidades.
A coordenadora da ONG Moradia e Cidadania, Katia Maria Diniz, compartilha a importância dessa iniciativa para a transformação da vida de muitas famílias e crianças. “Desde o início do projeto, já é possível perceber os resultados positivos na vida dessas famílias. Só o fato de terem essa acolhida aqui na Apcef, no clube que eles pensavam não ter acesso, já tem sido muito enriquecedor para eles e para os professores também," conclui Kátia.
Andriele Beatriz Costa, mãe de duas crianças atendidas pelo projeto, expressou sua felicidade em ver as oportunidades que os filhos estão recebendo. “Estou muito feliz pela oportunidade que o projeto está proporcionando aos meus filhos. Com certeza, já está ajudando a transformar a realidade deles. Só tenho a agradecer pela oportunidade que a Fenae e a Apcef estão oferecendo para a transformação social na vida dos meus filhos,” destacou.
O pequeno Erique Severino, de 10 anos, é um dos atendidos pelo projeto. Além das aulas de leitura, duas vezes por semana ele pratica futsal nas dependências da Apcef/PB. O menino destaca a felicidade em ser um dos atendidos pelo projeto. “Gosto de participar, porque é muito legal e divertido. Levarei comigo os ensinamentos que estou tendo aqui para toda a minha vida,” relata Erik.
“Juntos a gente faz o futuro brilhar”
Os projetos da Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da ação “Juntos a gente faz o futuro brilhar”. A campanha tem o objetivo de arrecadar recursos para os 27 projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Apcefs.
Conheça e apoie as ações de responsabilidade social da Fenae no site:www.fenae.org.br/futurobrilhar.
MaisNotícias
“Compartilhar ilumina”: doe e ajude garantir emprego e renda para quem precisa
Todos os recursos arrecadados até 31 de dezembro serão destinados aos projetos sociais da Fenae e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania
Projeto da Fenae leva esperança para crianças de Roraima
O programa, realizado pela Fundação Fé e Alegria do Brasil, atende cerca de 200 jovens que vivem em áreas de ocupação irregular na capital Boa Vista
Fenae lança campanha “Compartilhar ilumina” para transformar vidas
Doações arrecadadas ajudarão a promover dignidade e alegria a milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social que fazem parte de projetos beneficiados pela Federação em todo Brasil