Notícias

Representantes da Fenae, Apcef/GO e Moradia e Cidadania visitam projeto Lutando por Cidadania em Jataí
Em Jataí, município situado no sudoeste do Goiás, cerca de 25 de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 e 14 anos, participam do Projeto Lutando por Cidadania, que promove atividades educacionais e culturais, visando melhorar o aprendizado educacional e a integração social. O projeto é fruto da parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) com a ONG Moradia e Cidadania, para promover ações de inclusão em comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Na última sexta-feira (10), representantes dessas entidades visitaram o projeto, que é executado pelo Instituto Nós. Participaram da visita, a conselheira fiscal da Fenae, membro do Comitê Gestor e Gerente de Projetos da Moradia e Cidadania de São Paulo, Lourdes Barbosa; a diretora da Federação-Região Centro-Oeste e da Apcef/GO, Vera Leão; representantes da Moradia e Cidadania em Goiás: Márcia Anita Rodrigues Chaves Correia - vice coordenadora, Silvana Coimbra da Silva - Gerente de Projetos, e Elisangela Maria Ribeiro - assistente administrativa; a representante do Instituto Nós, Vanessa Amâncio de Abreu Biella; e Deigma C. De Lima Silva - associada aposentada voluntária.
“Foi um prazer e um grande contentamento conhecer o Projeto Lutando por Cidadania. Ao chegar já vislumbramos as crianças ansiosas para iniciar a atividades e os voluntários locais, animados com os resultados começando a aparecer”, ressaltou a conselheira da Fenae, Lourdes Barbosa.
Na oportunidade, foram doados ao projeto 11 “sussurrofones”, instrumentos que permitem a captação individual da voz, a ampliação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando. Construída artesanalmente com tubo de PVC, a ferramenta funciona como um telefone de brinquedo para ajudar no desenvolvimento das crianças no momento da leitura e no reconhecimento sonoro.

“O “Lutando por Cidadania" tem valor imprescindível para as crianças e suas famílias. Esse projeto de inclusão é o melhor caminho na formação de homens e mulheres do futuro, com essas ações a criança sente a sua importância no mundo”, avalia a diretora da Fenae e da Apcef/GO, Vera Leão.
O trabalho com as crianças e adolescentes provenientes de escolas públicas se dá por meio de atividades esportivas, como o Judô, oficinas para o aprimoramento da leitura, interpretação de textos e da escrita. A abordagem lúdica desperta o interesse e a concentração dos participantes, o que favorece a assimilação do conhecimento e o desenvolvimento das suas capacidades.

“O projeto vai além do reforço escolar, oferecendo também cuidados essenciais para a saúde bucal e corporal, além de estimular o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes”, destaca Silvana Coimbra da Silva, Gerente de Projetos da Moradia e Cidadania em Goiás.
MaisNotícias
Responsabilidade SocialParticipe da campanha “Um Natal para Aquecer os Corações”. Prazo termina nesta quarta (31)
Doações de empregados da Caixa serão destinadas aos projetos sociais da Fenae e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Toda a solidariedade é sempre bem-vinda
Responsabilidade SocialEm 2025, projetos sociais da Fenae atenderam mais de 11 mil pessoas em todo o país
Selecionados no Edital 004, a entidade, em parceria com as Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania, desenvolveu ações nas 27 unidades da federação, numa verdadeira corrente de união e solidariedade
Responsabilidade Social“Livres para Criar”: projeto promove autonomia e cidadania para mulheres em Araguaína (TO)
Com essa iniciativa do edital 4, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, a Fenae e a Apcef/TO priorizam a inclusão produtiva e o empoderamento feminino de artesãs inscritas na Associação do Coletivo de Mulheres Maria Criativa
