Notícias

Representantes da Fenae, Apcef/GO e Moradia e Cidadania visitam projeto Lutando por Cidadania em Jataí
Em Jataí, município situado no sudoeste do Goiás, cerca de 25 de crianças e adolescentes na faixa etária de 10 e 14 anos, participam do Projeto Lutando por Cidadania, que promove atividades educacionais e culturais, visando melhorar o aprendizado educacional e a integração social. O projeto é fruto da parceria da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) com a ONG Moradia e Cidadania, para promover ações de inclusão em comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Na última sexta-feira (10), representantes dessas entidades visitaram o projeto, que é executado pelo Instituto Nós. Participaram da visita, a conselheira fiscal da Fenae, membro do Comitê Gestor e Gerente de Projetos da Moradia e Cidadania de São Paulo, Lourdes Barbosa; a diretora da Federação-Região Centro-Oeste e da Apcef/GO, Vera Leão; representantes da Moradia e Cidadania em Goiás: Márcia Anita Rodrigues Chaves Correia - vice coordenadora, Silvana Coimbra da Silva - Gerente de Projetos, e Elisangela Maria Ribeiro - assistente administrativa; a representante do Instituto Nós, Vanessa Amâncio de Abreu Biella; e Deigma C. De Lima Silva - associada aposentada voluntária.
“Foi um prazer e um grande contentamento conhecer o Projeto Lutando por Cidadania. Ao chegar já vislumbramos as crianças ansiosas para iniciar a atividades e os voluntários locais, animados com os resultados começando a aparecer”, ressaltou a conselheira da Fenae, Lourdes Barbosa.
Na oportunidade, foram doados ao projeto 11 “sussurrofones”, instrumentos que permitem a captação individual da voz, a ampliação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando. Construída artesanalmente com tubo de PVC, a ferramenta funciona como um telefone de brinquedo para ajudar no desenvolvimento das crianças no momento da leitura e no reconhecimento sonoro.
“O “Lutando por Cidadania" tem valor imprescindível para as crianças e suas famílias. Esse projeto de inclusão é o melhor caminho na formação de homens e mulheres do futuro, com essas ações a criança sente a sua importância no mundo”, avalia a diretora da Fenae e da Apcef/GO, Vera Leão.
O trabalho com as crianças e adolescentes provenientes de escolas públicas se dá por meio de atividades esportivas, como o Judô, oficinas para o aprimoramento da leitura, interpretação de textos e da escrita. A abordagem lúdica desperta o interesse e a concentração dos participantes, o que favorece a assimilação do conhecimento e o desenvolvimento das suas capacidades.
“O projeto vai além do reforço escolar, oferecendo também cuidados essenciais para a saúde bucal e corporal, além de estimular o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes”, destaca Silvana Coimbra da Silva, Gerente de Projetos da Moradia e Cidadania em Goiás.
MaisNotícias

Fenae manterá ativo fundo emergencial para apoiar vítimas de desastres naturais
A iniciativa faz parte do compromisso da Federação e das Apcefs com a responsabilidade social e o bem-estar das comunidades em todas as regiões do Brasil

Fenae lança no DF o projeto Viva Mulher Segura
O projeto foi selecionado no Edital 004 da Fenae e das Apcefs, e faz parte da campanha Fenae com Elas

Transformando infâncias: projetos Sociais da Fenae e das Apcefs levam arte e educação a crianças
No Dia Mundial da Infância, a Fenae destaca iniciativas na Paraíba e no Paraná que oferecem aulas balé, teatro e reforço escolar para meninas e meninos
