Notícias

Representante da Fenae visita projeto social desenvolvido na Apcef/RN
Representantes da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), da Caixa Econômica Federal no estado e da ONG Moradia e Cidadania, dedicaram a manhã do sábado (24/08) para visitar o projeto “Aprendendo com Letras, Números e Bolas” realizado nas dependências da Apcef/RN, que beneficia cerca de 40 crianças da comunidade Pium, localizada no município de Parnamirim (RN).
A ação da Fenae e da Apcef/RN, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, oferece aulas de reforço escolar, atividades lúdicas combinadas com a prática esportiva para as crianças de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social. As atividades lúdicas envolvem: o aprendizado com jogos de xadrez, dama, dominó e pega vareta. A dança, a leitura e a música são instrumentos para desenvolver educação e cultura em complemento ao ensino público. Os responsáveis pelas crianças participantes do projeto também são convidados a conhecer e praticar a dança do carimbó, parte da cultura popular.
Em um clima de união e alegria contagiante, a manhã de visita trouxe à tona o talento e o entusiasmo de todos os presentes. Além dos representantes das entidades, o evento reuniu professores, mães e as crianças atendidas pelo projeto.. A magia da poesia tomou conta do espaço com a apresentação de um jogral de poesia protagonizado pelas próprias crianças.
Para completar, a energia do carimbó animou a todos, com idosos mostrando que o ritmo não tem idade, dançando com a vitalidade de quem celebra a vida em cada movimento. E como se não bastasse, o presidente da Apcef/RN, Fernando Costa, surpreendeu os visitantes ao compartilhar seus dons artísticos, recitando emocionantes poesias de sua própria autoria.
Anfitrião do projeto, Fernando Costa falou da importância do projeto para a comunidade. “Sempre considerei que o esporte é tão importante quanto a educação formal, assim como as artes. Para mim, essa tríade tem o mesmo grau de relevância na formação de uma criança”, enfatizou Fernando. Segundo ele, as atividades desenvolvidas pelos professores cumprem um papel importante na formação individual e coletiva das crianças. “Esse senso de coletivismo que é passado no projeto é muito importante, não só na formação do cidadão, como na construção da própria cidadania em si”, finalizou Fernando.
Representando a Fenae, a diretora Lourdes Barbosa foi conferir os frutos do projeto de perto. Para ela, a parceria entre as entidades tem importância fundamental para a construção da cidadania e para promover a inclusão social. “Projeto sociais como o que é desenvolvido na Apcef/RN instigam o debate, promovem a troca de saberes, o respeito, trabalho em equipe e a formação do cidadão”, enfatizou a diretora. “Queremos um mundo melhor, mais justo e com investimento em educação. Só assim vamos garantir uma formação cidadã para que entendam e defendam a democracia”, finalizou Lourdes.
A coordenadora voluntária da ONG Moradia de Cidadania, Altenizia Mota Neves, explica sobre a importância da iniciativa para a construção do futuro das crianças atendidas. Segundo ela, além das aulas de matemática, leitura e futebol, o projeto também oferece lanche para as crianças.
"Nosso trabalho é dedicado a ensinar o valor do ser humano, para que eles possam crescer e prosperar, independentemente de suas origens. Queremos formar cidadãos íntegros e justos, capazes de participar e competir no futuro, garantindo uma vida melhor para si mesmos e proporcionando também um futuro mais digno para suas famílias", explica Altenizia.
Entre outros, a visita também contou com a participação do superintendente da Caixa do Rio Grande do Norte, Tiago Pereira da Silva Neto; da coordenadora do projeto, Dalvaci André da Silva; da representante do Instrutora da sala de aula, Cristina Lopes da Silva, e empregados da Caixa.
“Juntos a gente faz o futuro brilhar”
Os projetos da Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da ação “Juntos a gente faz o futuro brilhar”. A campanha tem o objetivo de arrecadar recursos para os 27 projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Apcefs.
Conheça e apoie as ações de responsabilidade social da Fenae no site:www.fenae.org.br/futurobrilhar.
MaisNotícias
Responsabilidade SocialRecorde de feminicídios: Brasil registra quatro assassinatos de mulheres por dia em 2025
Diante dos números divulgados, Fenae reforça a necessidade de ações da sociedade, do poder público e privado para combater a violência contra as mulheres no país
Responsabilidade SocialParticipe da campanha “Um Natal para Aquecer os Corações”. Prazo termina nesta quarta (31)
Doações de empregados da Caixa serão destinadas aos projetos sociais da Fenae e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Toda a solidariedade é sempre bem-vinda
Responsabilidade SocialEm 2025, projetos sociais da Fenae atenderam mais de 11 mil pessoas em todo o país
Selecionados no Edital 004, a entidade, em parceria com as Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania, desenvolveu ações nas 27 unidades da federação, numa verdadeira corrente de união e solidariedade
