img
Detalhes
Futuro Brilhar

Notícias

img
Projetos de educação complementar do edital 4 têm eixo transversal voltado à equidade de gênero

Implementar projetos de desenvolvimento sustentável no segmento do reforço escolar é um processo contínuo que requer dedicação, planejamento e colaboração. Para o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Sergio Takemoto, as 9 ações de educação complementar, inscritas no edital 4 de responsabilidade social da Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, reconhecem que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social fazem parte de uma sociedade ampla e diversificada, embora estruturalmente desigual, e têm papel ativo na expansão coletiva.

Inserida no grupo de projetos sociais a serem desenvolvidos nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal, entre fevereiro de 2025 e dezembro de 2026, por meio do Movimento Solidário, a iniciativa de educação complementar prevê que a Fenae incentive e financie as ações que visam auxiliar no aprendizado educacional de alunos vulneráveis socialmente em todas as regiões do país, junto a outras 9 de empoderamento das mulheres/meninas e 8 de inclusão produtiva. Todos esses 27 projetos selecionados têm eixo transversal voltado à equidade de gênero, atravessando diferentes áreas de conhecimento e com relevância social, cultural, ambiental e ética. 

Nesta versão do edital, uma novidade que destaca o empenho das entidades envolvidas com a equidade de gênero tem a ver com o compromisso “Fenae com Elas”, alinhado à campanha “Feminicídio Zero”, do Ministério das Mulheres. Com isso, a ideia é fomentar ações voltadas ao combate à violência de gênero, mirando a prevenção e redução dos números de feminicídios nas comunidades com vulnerabilidade social situadas nos arredores das sedes das Apcefs. 

Na questão do eixo transversal da educação complementar, Sergio Takemoto afirma que a escolarização de crianças, adolescentes e adultos é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com pleno direito à cidadania. “É por isso que a Fenae, as Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania uniram forças para desenvolver iniciativas que tragam esperança de um futuro com mais educação e inclusão social”, reitera. 

Para a diretora de Impacto Social da Fenae, Giselle Menezes, as iniciativas educacionais e de capacitação, selecionadas pelo edital 4 de responsabilidade social, ensinam habilidades e conhecimentos que capacitam as crianças a melhorarem suas próprias condições de vida. E, segundo ela, “têm o mérito de promover autonomia e reduzir a dependência do mero assistencialismo”. 

Educação complementar em destaque

Entre os 27 projetos de responsabilidade social selecionados, a serem executados pela primeira vez no período de dois anos, de modo a beneficiar diretamente 2.904 pessoas e 8.523, indiretamente, as 9 iniciativas de educação complementar destacam-se por priorizar o processo de construção da realidade social, dos direitos e compromissos com a vida pessoal e coletiva, afirmando ainda o princípio da participação política. 

Os projetos educacionais que vão receber apoio do quarto edital de responsabilidade social da Fenae, Apcefs e ONG Moradia e Cidadania estão programados para o Acre (Laborar para transformar), Espírito Santo (Integração), Mato Grosso do Sul (Cultura, esporte e educação rumo à cidadania e qualidade de vida), Pará (Mulheres no mundo corporativo), Paraná (Futuro sustentável), Paraíba (“Pliê” na ponta do lápis), Rio de Janeiro (Educação em rede: tecendo o futuro), Roraima (Fé e alegria do Brasil) e Santa Catarina (Educar para a paz). Os eixos estão relacionados à educação complementar.

Com essa iniciativa do edital 4, a parceria da Fenae e das Apcefs com a ONG Moradia e Cidadania reafirma papel histórico de protagonistas na promoção de cidadania e na transformação de vidas em todas as regiões do Brasil, com vistas a fomentar igualdade de gênero nas comunidades atendidas, articulada com a proteção da vida de mulheres e crianças.  


 

MaisNotícias

imgResponsabilidade Social
Beneficiários de projetos da Fenae já podem acessar cursos do Instituto Fenae Transforma

Os cursos disponíveis são mais uma das ações previstas no programa Fenae com Elas

10/03/2025 11:11
imgFenae
8M: Fenae reafirma compromisso em defesa das mulheres

O programa Fenae com Elas vai desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos de milhares de mulheres em todo o Brasil

07/03/2025 11:12
imgResponsabilidade Social
Projetos de educação complementar do edital 4 têm eixo transversal voltado à equidade de gênero

Serão executados, no período de dois anos, nove iniciativas de responsabilidade social no segmento de reforço escolar, de modo a protagonizar a promoção da cidadania e a transformação de vidas em boa parte das regiões do Brasil

14/02/2025 14:03
img