Detalhes
Futuro Brilhar

Projetos da Fenae e Apcefs mudam a vida de pessoas em Minas Gerais e no Pará

São muitos os conceitos sobre cooperativismo, mas a maioria deles têm um ponto em comum: a colaboração entre pessoas que, quando juntas, conseguem benefícios que não conseguiriam sozinhas. Tomando por base o espírito da solidariedade e de união, duas iniciativas da Fenae e Apcefs em parceria com Moradia e Cidadania, estão mudando a vida de pessoas em Minas Gerais e no Pará.

“Com a perspectiva de reduzir a desigualdade, empoderar, promover a inclusão social, econômica e política, os projetos reúnem pessoas que se unem em um objetivo comum: a construção de um país mais justo e solidário”, afirma SergioTakemoto, presidente da Fenae.

Em Minas Gerais, “Nas Trilhas da Economia Popular Solidária” é um projeto de formação pautado pelos princípios da Economia Popular Solidária, “um movimento social organizado nacionalmente que tem como principal filosofia a autogestão, cooperação, valorização da diversidade, do ser humano e cuidado com o meio ambiente, que propõe o trabalho coletivo com base na inclusão”, explica a gerente estadual da Moradia e Cidadania em Minas Gerais, Flávia Carvalho.

O projeto tem a missão de promover a cidadania de populações em situação de vulnerabilidade social, estruturando estratégias de organização do trabalho de pequenos empreendedores de Belo Horizonte e região metropolitana, por meio da formação e realização de feiras para comercialização dos produtos artesanais como decoração, bordados, tapetes e artigos de cama, mesa e banho, bijuterias e acessórios, produtos de alimentação- bolos, pães, geleias, compotas, dentre outros.

“Em função do grande número de pessoas inscritas, separamos o projeto em três etapas e ao final de cada uma realizamos uma mostra de produtos na sede da Apcef/MG como forma de divulgar e comercializar. Nossas atividades tiveram início em setembro de 2022 e até seu encerramento em agosto de 2023 serão atendidas diretamente 360 pessoas moradoras de Belo Horizonte e região metropolitana”, diz Flávia Carvalho.

Para o presidente da Apcef/MG, Paulo Roberto Damasceno, o projeto promove a inclusão e a sustentabilidade, além de proporcionar uma grande troca de saberes. “Para nós é uma satisfação muito grande fazer parte desta iniciativa da Fenae. Na atual conjuntura social e econômica, este projeto é de grande importância para ajudarmos pessoas que estão necessitando de apoio para garantir renda e sobrevivência”, afirmou o dirigente.

No Pará, a parceria da Fenae, Apcef e Moradia e Cidadania está viabilizando a inclusão produtiva de 20 jovens, da comunidade Nova Vida, localizada no bairro de Águas Lindas, próximo ao Aterro Sanitário do Aurá, área urbana da periferia da região metropolitana de Belém, por meio da capacitação em marcenaria com reciclagem de pallets.

“Os pallets são tirados do antigo lixão e levados para um marceneiro (parceiro), que faz a capacitação dos jovens. Eles têm aulas teóricas e práticas, fazem pequenas peças, como banquinhos, porta temperos e utensílios de jardinagem. Cada família recebe como incentivo uma cesta básica por mês”, explica a coordenadora estadual do Moradia e Cidadania no Pará, Virgínia Maria Lavareda Mendes da Costa.

O presidente da Apcef/PA, Alberto Henrique Rodrigues Araújo, ressalta a importância da parceria. “Estamos envolvidos em projetos que possam dar suporte às populações mais carentes, pessoas em vulnerabilidade. Vemos a moradia e cidadania como mais uma ferramenta de inclusão de pessoas que vivem a margem da sociedade. E o empregado da Caixa tem participação fundamental nesse projeto, pois com a contribuição de cada empregado nós conseguimos realizar projetos que fazem a diferença na vida dessas pessoas mais necessitadas”.

O projeto do Pará contempla duas turmas de 10 alunos, uma pela manhã e outra à tarde, e já apresenta resultados. “Na primeira etapa, o banquinho foi o carro chefe do que eles fabricaram. Fizemos uma feira em um prédio da Caixa em Belém, houve bastante visitação e venderam quase toda produção”, acrescenta a representante estadual da Moradia e Cidadania.

O projeto foi iniciado em dezembro de 2022 e a duração inicial é de 10 meses, podendo ser prorrogado até dezembro. Além de fomentar geração de renda, outras ações como palestras estão sendo incluídas na programação com os jovens. “Realizamos uma palestra sobre saúde mental e estamos tentando associar outras atividades além da capacitação em si”, justifica Virgínia.

Campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”

Ações promovidas pela Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da campanha “Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar”. Os recursos arrecadados são revertidos para os projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Associações.

As iniciativas conciliam ações de esporte, cultura, segurança alimentar e educação complementar com geração de renda e meio ambiente contemplando crianças, adolescentes e adultos.

A campanha tem o propósito de arrecadar doações que serão repassadas às famílias carentes beneficiadas pelos 25 projetos da parceria da Fenae com as Apcefs e a Moradia e Cidadania. As famílias e as crianças assistidas vivem em comunidades carentes situadas nas proximidades das sedes sociais das entidades associativas.

As pessoas podem doar o valor que desejarem. A doação pode ser feita por meio do PIX (34.267.237/0001-55/ Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF) ou pelos dados bancários: Agência: 1041, operação: 003, conta corrente: 50174-4.

No site da campanha, você fica por dentro da ação, conhece os projetos beneficiados e se informa como pode doar. Acesse: www.fenae.org.br/futurobrilhar.

MaisNotícias