Notícias
Projeto da Fenae leva educação, esporte e lazer para jovens do Espírito Santo
Projeto da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/ES, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, leva educação, esporte e lazer para crianças e adolescentes do município de Serra, no Espírito Santo. O Projeto Integração faz parte do terceiro edital da Fenae, e atua com foco em atender jovens do bairro Bicanga que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Segundo os coordenadores, o projeto atende cerca de 50 meninas e meninos, com idade entre 7 e 17 anos, e que foram encaminhadas pela rede de atendimento e proteção do estado, como o CRAS, o CREAS e escolas municipais e estaduais. Os encontros semanais acontecem dentro da Apcef/ES, com aulas de basquete e Jiu-jitsu. Além da prática esportiva, os professores também exploram atividades extracurriculares para a promoção da autonomia, da criticidade, da cidadania e do protagonismo dos jovens enquanto seres humanos pertencentes a uma sociedade.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, fala da satisfação em saber que a Federação atua para fazer a diferença na vida de jovens de todo o Brasil. “O projeto desenvolvido na Apcef do Espírito Santo se soma a outras iniciativas da Fenae para ajudar jovens e adultos que precisam apenas de uma oportunidade para mudar a realidade onde vivem. Isso é mais um fio de esperança para todos nós da Fenae”, destaca Takemoto.
O vice-presidente da Apcefe/ES, André Tosta, fala da importância em desenvolver um projeto com a comunidade onde está localizada a sede da associação. “Um dos nossos principais empenhos é devolver para a região que acolhe a nossa sede, colocando a nossa estrutura a serviço da população. Esse trabalho é bem sucedido em várias outras frentes, então, para nós, é muito gratificante trazer esse trabalho também aqui para essa comunidade”, destacou.
O coordenador da ONG Moradia e Cidadania/ES, Claudio Ferreira Martins, explica que um dos pontos fortes do projeto é a atuação da equipe de profissionais que atende as crianças, como os professores de educação física, os educadores sociais e os assistentes sociais, que são treinados e acostumados a lidar com diferentes situações.
“As atividades são operacionalizadas por essa equipe altamente qualificada. Portanto, é um projeto que, em suma, trabalha a educação e os esportes, ressaltando o espírito de cidadania e inclusão desses jovens”, destaca Cláudio. “O serviço de acolhimento e fortalecimento dos vínculos se dá através de oficinas de ensino de basquete, jiu jitsu e informática, além de outras atividades lúdico recreativas e pedagógicas que são desenvolvidas dentro da Apcef/ES”, finaliza o coordenador.
MaisNotícias
Projeto da Fenae auxilia no aprendizado de 100 crianças em Santa Catarina
Na tarde de terça-feira (12), a diretora da Fenae, Lourdes Barbosa, visitou as instalações do projeto localizado na cidade de Palhoça
Campanha do Mês das Crianças da Fenae apresenta resultado positivo de solidariedade
Por meio de doações, empregados da Caixa tiveram participação decisiva na ação “O sorriso de uma criança faz o futuro brilhar”, entre os dias 1º e 31 de outubro
ONG Moradia e Cidadania em Rondônia sob nova coordenação
O bancário Edson Wilson assumiu o cargo em junho deste ano