Notícias

Projeto da Fenae leva educação, esporte e lazer para jovens do Espírito Santo
Projeto da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/ES, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, leva educação, esporte e lazer para crianças e adolescentes do município de Serra, no Espírito Santo. O Projeto Integração faz parte do terceiro edital da Fenae, e atua com foco em atender jovens do bairro Bicanga que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Segundo os coordenadores, o projeto atende cerca de 50 meninas e meninos, com idade entre 7 e 17 anos, e que foram encaminhadas pela rede de atendimento e proteção do estado, como o CRAS, o CREAS e escolas municipais e estaduais. Os encontros semanais acontecem dentro da Apcef/ES, com aulas de basquete e Jiu-jitsu. Além da prática esportiva, os professores também exploram atividades extracurriculares para a promoção da autonomia, da criticidade, da cidadania e do protagonismo dos jovens enquanto seres humanos pertencentes a uma sociedade.
O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, fala da satisfação em saber que a Federação atua para fazer a diferença na vida de jovens de todo o Brasil. “O projeto desenvolvido na Apcef do Espírito Santo se soma a outras iniciativas da Fenae para ajudar jovens e adultos que precisam apenas de uma oportunidade para mudar a realidade onde vivem. Isso é mais um fio de esperança para todos nós da Fenae”, destaca Takemoto.
O vice-presidente da Apcefe/ES, André Tosta, fala da importância em desenvolver um projeto com a comunidade onde está localizada a sede da associação. “Um dos nossos principais empenhos é devolver para a região que acolhe a nossa sede, colocando a nossa estrutura a serviço da população. Esse trabalho é bem sucedido em várias outras frentes, então, para nós, é muito gratificante trazer esse trabalho também aqui para essa comunidade”, destacou.
O coordenador da ONG Moradia e Cidadania/ES, Claudio Ferreira Martins, explica que um dos pontos fortes do projeto é a atuação da equipe de profissionais que atende as crianças, como os professores de educação física, os educadores sociais e os assistentes sociais, que são treinados e acostumados a lidar com diferentes situações.
“As atividades são operacionalizadas por essa equipe altamente qualificada. Portanto, é um projeto que, em suma, trabalha a educação e os esportes, ressaltando o espírito de cidadania e inclusão desses jovens”, destaca Cláudio. “O serviço de acolhimento e fortalecimento dos vínculos se dá através de oficinas de ensino de basquete, jiu jitsu e informática, além de outras atividades lúdico recreativas e pedagógicas que são desenvolvidas dentro da Apcef/ES”, finaliza o coordenador.
MaisNotícias

Fenae manterá ativo fundo emergencial para apoiar vítimas de desastres naturais
A iniciativa faz parte do compromisso da Federação e das Apcefs com a responsabilidade social e o bem-estar das comunidades em todas as regiões do Brasil

Fenae lança no DF o projeto Viva Mulher Segura
O projeto foi selecionado no Edital 004 da Fenae e das Apcefs, e faz parte da campanha Fenae com Elas

Transformando infâncias: projetos Sociais da Fenae e das Apcefs levam arte e educação a crianças
No Dia Mundial da Infância, a Fenae destaca iniciativas na Paraíba e no Paraná que oferecem aulas balé, teatro e reforço escolar para meninas e meninos
