Notícias
Fenae leva auxílio educacional para crianças no Mato Grosso do Sul
Projeto da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/MS, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, ajuda no desenvolvimento educacional e intelectual de mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande (MS). O projeto “Amor que Envolve e Desenvolve” oferece aulas de reforço escolar para crianças que têm entre 4 e 11 anos de idade, moradoras dos Bairros Jardim Nova Serrana e Jardim Aeroporto – ambos na periferia da capital sul-mato-grossense.
As atividades são baseadas no currículo escolar do Plano Nacional de Educação, com aulas focadas nas disciplinas de português, matemática, ciências e geografia. Além disso, a ação oferece atividades complementares com aulas de música, futebol, balé, sala de leitura, pilates e artesanato para as mães.
Nos dois anos da parceria com a Fenae, o projeto já atendeu 105 crianças e suas respectivas famílias. “O projeto é a prova de que quando juntamos forças para trabalhar em prol de quem mais precisa, toda a sociedade sai ganhando. Investir na educação das crianças é investir no futuro, e a nossa Federação está empenhada em ajudar na transformação social que o Brasil precisa”, explica o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
Para o presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul (Apcef/MS), Jadir Garcia, a parceria firmada há dois anos com Instituto Ação Missionária Segundo (IAM) por meio do edital do Movimento Solidário, tem surtido resultados importantes. Ele lembra que a iniciativa está em sintonia com as atividades que os empregados da Caixa desenvolvem no dia a dia.
“Diariamente, os empregados da Caixa trabalham em atividades que transformam a vida das pessoas. Nesse sentido, as Apcefs e a Fenae, que são entidades formadas por empregados da Caixa, têm no seu DNA a transformação social e a melhoria da vida da população”, explica. “Uma forma de alcançar mais pessoas é fazer atividades além dos muros da Apcefs e das agências bancárias. É poder estar nas comunidades onde estamos inserido para ajudar na transformação social”, explica Jadir.
Segundo a coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no estado, Delzi Maria de Araújo, trabalhar o convívio social e, principalmente, o fortalecimento do vínculo familiar dos assistidos são fatores importantes para o êxito do Projeto. A proposta envolve uma série de outras iniciativas, como a avaliação pedagógica da equipe de monitores, bem como a resposta e satisfação dos pais e responsáveis, em relação ao avanço na aprendizagem dos alunos, evidenciadas com o aumento da média nas notas através dos boletins escolares.
“A melhora de comportamento das crianças é visível. Elas ficam mais afáveis, compartilham, dividem e tratam os colegas com respeito e urbanidade. Na escola melhoram as notas, não repetem ano, aprendem e fixam a matéria dada no colégio através da realização das tarefas no reforço”, explica. “Mudamos também a realidade das famílias, que se conscientizam da importância da educação para transformação do ser humano. Muitos pais não se esforçavam para enviar os filhos à escola e se conscientizam que a mudança para melhor virá através da educação”, completa.
“Juntos a gente faz o futuro brilhar”
Os projetos da Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da ação “Juntos a gente faz o futuro brilhar”. A campanha tem o objetivo de arrecadar recursos para os 27 projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Apcefs.
Conheça e apoie as ações de responsabilidade social da Fenae no site:www.fenae.org.br/futurobrilhar.
MaisNotícias
Projeto da Fenae auxilia no aprendizado de 100 crianças em Santa Catarina
Na tarde de terça-feira (12), a diretora da Fenae, Lourdes Barbosa, visitou as instalações do projeto localizado na cidade de Palhoça
Campanha do Mês das Crianças da Fenae apresenta resultado positivo de solidariedade
Por meio de doações, empregados da Caixa tiveram participação decisiva na ação “O sorriso de uma criança faz o futuro brilhar”, entre os dias 1º e 31 de outubro
ONG Moradia e Cidadania em Rondônia sob nova coordenação
O bancário Edson Wilson assumiu o cargo em junho deste ano