Fenae leva auxílio educacional para crianças no Mato Grosso do Sul

Projeto da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/MS, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, ajuda no desenvolvimento educacional e intelectual de mais de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social em Campo Grande (MS). O projeto “Amor que Envolve e Desenvolve” oferece aulas de reforço escolar para crianças que têm entre 4 e 11 anos de idade, moradoras dos Bairros Jardim Nova Serrana e Jardim Aeroporto – ambos na periferia da capital sul-mato-grossense.

As atividades são baseadas no currículo escolar do Plano Nacional de Educação, com aulas focadas nas disciplinas de português, matemática, ciências e geografia. Além disso, a ação oferece atividades complementares com aulas de música, futebol, balé, sala de leitura, pilates e artesanato para as mães.

Nos dois anos da parceria com a Fenae, o projeto já atendeu 105 crianças e suas respectivas famílias.  “O projeto é a prova de que quando juntamos forças para trabalhar em prol de quem mais precisa, toda a sociedade sai ganhando. Investir na educação das crianças é investir no futuro, e a nossa Federação está empenhada em ajudar na transformação social que o Brasil precisa”, explica o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.

Para o presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul (Apcef/MS), Jadir Garcia, a parceria firmada há dois anos com Instituto Ação Missionária Segundo (IAM) por meio do edital do Movimento Solidário, tem surtido resultados importantes. Ele lembra que a iniciativa está em sintonia com as atividades que os empregados da Caixa desenvolvem no dia a dia.

“Diariamente, os empregados da Caixa trabalham em atividades que transformam a vida das pessoas. Nesse sentido, as Apcefs e a Fenae, que são entidades formadas por empregados  da Caixa, têm no seu DNA a transformação social e a melhoria da vida da população”, explica. “Uma forma de alcançar mais pessoas é fazer atividades além dos muros da Apcefs e das agências bancárias. É poder estar nas comunidades onde estamos inserido para ajudar na transformação social”, explica Jadir.

Segundo a coordenadora da ONG Moradia e Cidadania no estado, Delzi Maria de Araújo, trabalhar o convívio social e, principalmente, o fortalecimento do vínculo familiar dos assistidos são fatores importantes para o êxito do Projeto. A proposta envolve uma série de outras iniciativas, como a avaliação pedagógica da equipe de monitores, bem como a resposta e satisfação dos pais e responsáveis, em relação ao avanço na aprendizagem dos alunos, evidenciadas com o aumento da média nas notas através dos boletins escolares.

Projeto MS 430x430.jpg

“A melhora de comportamento das crianças é visível. Elas ficam mais afáveis, compartilham, dividem e tratam os colegas com respeito e urbanidade. Na escola melhoram as notas, não repetem ano, aprendem e fixam a matéria dada no colégio através da realização das tarefas no reforço”, explica. “Mudamos também a realidade das famílias, que se conscientizam da importância da educação para transformação do ser humano. Muitos pais não se esforçavam para enviar os filhos à escola e se conscientizam que a mudança para melhor virá através da educação”, completa.

“Juntos a gente faz o futuro brilhar”

Os projetos da Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da ação “Juntos a gente faz o futuro brilhar”. A campanha tem o objetivo de arrecadar recursos para os 27 projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Apcefs.

Conheça e apoie as ações de responsabilidade social da Fenae no site:www.fenae.org.br/futurobrilhar.

Projeto da Fenae apoia construção de espaço cultural em comunidade indígena no RS

Organizado pela Apcef/RS, mutirão contou com participação de associados e de membros das ONGs SerAção e Moradia e Cidadania

16/10/2024 08:00
Juntos a Gente Faz o Futuro Brilhar: site traz maior interação com os doadores