Notícias

Fenae lança edital pioneiro para combater violência contra a mulher no segundo dia de reunião do CDN
No segundo dia da reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, foi lançado o Edital 004 de Responsabilidade Social, reforçando o compromisso da entidade com ações de cidadania, equidade de gênero e combate à violência contra a mulher. O documento foi assinado pelo presidente da Fenae, Sergio Takemoto, pelo presidente do CDN, José Herculano (Bala), e pelo presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Korbes.

Apresentado pelas diretoras Giselle Menezes e Lourdes Barboza, o edital inaugura o programa “Fenae com Elas” e se alinha à campanha “Feminicídio Zero”, do Ministério das Mulheres, integrando ações voltadas ao combate à violência de gênero. Pela primeira vez, o edital terá duração de 23 meses, entre fevereiro de 2025 e dezembro de 2026, e abordará quatro eixos: Educação, Inclusão Produtiva, Segurança Alimentar e Empoderamento das Mulheres e Meninas, sendo este último uma inovação.

Sergio Takemoto destacou a evolução do projeto de editais da Fenae, que começou em 12 estados e hoje abrange todas as unidades da Federação. “Com essa iniciativa, a Fenae e seus parceiros reafirmam seu papel de protagonismo na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com a promoção de direitos fundamentais, principalmente, na equidade de gênero. Nosso compromisso é continuar expandindo, fortalecendo e desenvolvendo ações que promovam cidadania e transformem vidas”, afirmou. Ele também ressaltou o apoio dos presidentes das Apcefs e da ONG Moradia e Cidadania, além da importância de fortalecer parcerias com o governo para garantir o sucesso das iniciativas.
Compromisso com igualdade e democracia
Durante a reunião, Takemoto assinou a carta-compromisso da campanha “Feminicídio Zero” na presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. O compromisso reflete o alinhamento estratégico da Fenae com causas essenciais, como o combate a todas as formas de violência contra mulheres, assédio e discriminação.
Transparência e defesa dos empregados da Caixa
A reunião do CDN também contou com a participação de Fabiana Uehara, conselheira eleita pelos empregados para compor o Conselho de Administração da Caixa, que detalhou sua atuação em defesa dos empregados. Entre os destaques estão a luta pela contratação de novos empregados, a oposição à venda de ações da Caixa Seguridade e a cobrança por melhorias no atendimento e na redução da sobrecarga de trabalho.
Palestra CBC
Ainda no segundo dia da reunião, os participantes puderam acompanhar a palestra “Programa de Formação de Atletas”, apresentada por Emerson Luiz Appel, gestor da área de Esportes e Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes. Ele falou sobre o programa de formação de atletas, bem como fez a apresentação do trabalho e da atuação do CBC, parcerias e eventos promovidos.

Cronograma do Edital 004:
Inscrições: 28/11/2024 a 10/01/2025
Análise: 11 a 26/01/2025
Divulgação dos aprovados: 27/01/2025
Execução: Fevereiro de 2025 a dezembro de 2026 (23 meses)
Eixos contemplados:
Educação: Projetos para educação inclusiva e oportunidades de aprendizagem; Empoderamento Feminino: Combate à violência de gênero, formação de lideranças e redução da discriminação; Inclusão Produtiva: Geração de renda por meio de economia solidária e empreendimentos coletivos; Segurança Alimentar: Redução da desnutrição com práticas sustentáveis.
MaisNotícias
Responsabilidade SocialParticipe da campanha “Um Natal para Aquecer os Corações”. Prazo termina nesta quarta (31)
Doações de empregados da Caixa serão destinadas aos projetos sociais da Fenae e das Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. Toda a solidariedade é sempre bem-vinda
Responsabilidade SocialEm 2025, projetos sociais da Fenae atenderam mais de 11 mil pessoas em todo o país
Selecionados no Edital 004, a entidade, em parceria com as Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania, desenvolveu ações nas 27 unidades da federação, numa verdadeira corrente de união e solidariedade
Responsabilidade Social“Livres para Criar”: projeto promove autonomia e cidadania para mulheres em Araguaína (TO)
Com essa iniciativa do edital 4, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, a Fenae e a Apcef/TO priorizam a inclusão produtiva e o empoderamento feminino de artesãs inscritas na Associação do Coletivo de Mulheres Maria Criativa
