Notícias
Fenae lança edital pioneiro para combater violência contra a mulher no segundo dia de reunião do CDN
No segundo dia da reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, foi lançado o Edital 004 de Responsabilidade Social, reforçando o compromisso da entidade com ações de cidadania, equidade de gênero e combate à violência contra a mulher. O documento foi assinado pelo presidente da Fenae, Sergio Takemoto, pelo presidente do CDN, José Herculano (Bala), e pelo presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Korbes.
Apresentado pelas diretoras Giselle Menezes e Lourdes Barboza, o edital inaugura o programa “Fenae com Elas” e se alinha à campanha “Feminicídio Zero”, do Ministério das Mulheres, integrando ações voltadas ao combate à violência de gênero. Pela primeira vez, o edital terá duração de 23 meses, entre fevereiro de 2025 e dezembro de 2026, e abordará quatro eixos: Educação, Inclusão Produtiva, Segurança Alimentar e Empoderamento das Mulheres e Meninas, sendo este último uma inovação.
Sergio Takemoto destacou a evolução do projeto de editais da Fenae, que começou em 12 estados e hoje abrange todas as unidades da Federação. “Com essa iniciativa, a Fenae e seus parceiros reafirmam seu papel de protagonismo na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e comprometida com a promoção de direitos fundamentais, principalmente, na equidade de gênero. Nosso compromisso é continuar expandindo, fortalecendo e desenvolvendo ações que promovam cidadania e transformem vidas”, afirmou. Ele também ressaltou o apoio dos presidentes das Apcefs e da ONG Moradia e Cidadania, além da importância de fortalecer parcerias com o governo para garantir o sucesso das iniciativas.
Compromisso com igualdade e democracia
Durante a reunião, Takemoto assinou a carta-compromisso da campanha “Feminicídio Zero” na presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. O compromisso reflete o alinhamento estratégico da Fenae com causas essenciais, como o combate a todas as formas de violência contra mulheres, assédio e discriminação.
Transparência e defesa dos empregados da Caixa
A reunião do CDN também contou com a participação de Fabiana Uehara, conselheira eleita pelos empregados para compor o Conselho de Administração da Caixa, que detalhou sua atuação em defesa dos empregados. Entre os destaques estão a luta pela contratação de novos empregados, a oposição à venda de ações da Caixa Seguridade e a cobrança por melhorias no atendimento e na redução da sobrecarga de trabalho.
Palestra CBC
Ainda no segundo dia da reunião, os participantes puderam acompanhar a palestra “Programa de Formação de Atletas”, apresentada por Emerson Luiz Appel, gestor da área de Esportes e Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes. Ele falou sobre o programa de formação de atletas, bem como fez a apresentação do trabalho e da atuação do CBC, parcerias e eventos promovidos.
Cronograma do Edital 004:
Inscrições: 28/11/2024 a 10/01/2025
Análise: 11 a 26/01/2025
Divulgação dos aprovados: 27/01/2025
Execução: Fevereiro de 2025 a dezembro de 2026 (23 meses)
Eixos contemplados:
Educação: Projetos para educação inclusiva e oportunidades de aprendizagem; Empoderamento Feminino: Combate à violência de gênero, formação de lideranças e redução da discriminação; Inclusão Produtiva: Geração de renda por meio de economia solidária e empreendimentos coletivos; Segurança Alimentar: Redução da desnutrição com práticas sustentáveis.
MaisNotícias
Fenae lança edital pioneiro para combater violência contra a mulher no segundo dia de reunião do CDN
Com duração de 23 meses, o Edital 004 amplia o alcance das ações sociais da Fenae e Apcefs, em parceria com ONG Moradia e Cidadania, integrando o programa “Fenae com Elas” e a campanha “Feminicídio Zero” do Ministério das Mulheres
Projeto social apoiado pela Fenae e Apcef/MA encerra atividades com celebração
Evento marca o compromisso das entidades e parceiros com o projeto “Cantinho da Alfabetização”, que destaca a educação como ferramenta de inclusão e cidadania
Projeto Superação prepara adolescentes para a vida adulta
A diretora da Fenae, Lourdes Barbosa, visitou as instalações do projeto na última quinta-feira (14)