img
Detalhes
Futuro Brilhar

Notícias

img
Diretora da Fenae visita projeto social no Amapá

Projeto desenvolvido pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/AP, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, tem feito a diferença na vida de crianças em situação de vulnerabilidade social, em Macapá (AP). Na tarde da última sexta-feira (25/10), a diretora de Políticas Sociais da Fenae, Rachel Weber, foi conferir de perto as transformações que o projeto “Educar é um risco de liberdade e autonomia” realiza na vida dos meninos e meninas que são atendidas no Centro de Solidariedade João Paulo I, com aulas de reforço escolar e educação cidadã.

Atualmente, o projeto atende 60 alunos que têm entre 8 e 15 anos de idade, com acompanhamento educacional que envolve uma série de atividades essenciais para o fortalecimento e o desenvolvimento cognitivo dos jovens estudantes de escolas públicas, moradoras nas áreas próximas ao Centro de Solidariedade, provenientes de famílias de baixa escolaridade e renda. Com isso, são oferecidas aulas de matemática e português, com ênfase no desenvolvimento da escrita, leitura e interpretação de texto. Além disso, na compreensão e resolução de situações problemas a partir de aprendizagem das operações matemáticas.

A diretora Rachel Weber ressalta como a iniciativa transforma a vida das crianças assistidas. “Para mim, como diretora de Políticas Sociais da Fenae, é uma honra ver de perto o impacto positivo que esse trabalho está levando para a vida dessas crianças que moram em regiões de vulnerabilidade social aqui em Macapá. Esse projeto se soma a outras diversas iniciativas que a Fenae desenvolve pelos quatro cantos do Brasil para dar mais oportunidade para meninos e meninas e suas famílias por meio da educação”, enfatiza. “Essa experiência reforça o compromisso dos empregados com a missão de promover mudanças positivas na comunidade", finaliza Rachel.

A presidenta da Apcef/AP, Erika Carvalho, destaca o impacto positivo em toda a comunidade. “Essa parceria entre a Fenae, a ONG e o instituto é de extrema importância, pois promove transformação através da educação. É um projeto muito bonito, que não só transforma a vida das crianças, mas também das famílias. Além das aulas de reforço, contribuímos com material escolar e a distribuição de cestas básicas. Embora possa parecer simples, essas iniciativas têm um efeito realmente transformador na comunidade”, destacou.

A coordenadora da ONG Moradia e Cidadania, Leila Miranda Sampaio, enfatizou como a iniciativa permite que alunos aprendam a interagir, compartilhar e colaborar, não só com os colegas, mas também com monitores e familiares. “Além das aulas de português, matemática e leitura, as crianças são incentivadas pela equipe multidisciplinar a desenvolver habilidades sociais e emocionais, como empatia, cooperação e autocontrole. Esses aprendizados são fundamentais para o crescimento delas como seres humanos dignos e capazes de transformar a realidade onde vivem. Esse envolvimento transforma suas vidas”, conta Leila.

A ação faz parte da agenda de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs, que beneficia iniciativas relacionadas à segurança alimentar, à educação e à inclusão produtiva em todo o país. Entre outros, a visita também contou com a presença do superintendente da Caixa Amapá, Rafael Santos Bento Gonçalves.  

Projetos por todo o Brasil 

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, reforça a importância estratégica do trabalho realizado pela entidade em parceria com as Apcefs de todo o Brasil para dar oportunidades às pessoas que mais precisam. “Nós, que estamos no movimento social, que participamos de entidades sindicais e associativas, lutamos para que todos tenham oportunidades iguais. Queremos que todos tenham acesso à educação, ao lazer, ao esporte e à cultura, porque é isso que vai transformar o país em um lugar mais justo e solidário,” finalizou Takemoto.

Campanha do Mês das crianças

Ainda há tempo de fazer a diferença na vida de centenas de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em doar para a campanha do Mês das crianças, da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), tem até o dia 31 de outubro. 

Os recursos arrecadados durante a campanha serão revertidos para os 27 projetos da Fenae e das Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) com a ONG Moradia e Cidadania. 

Veja como é simples doar!

Doe por meio do aplicativo do seu banco: basta apontar a câmera do celular para o QR Code abaixo (inserir a imagem).
As doações também podem ser feitas pelo pix:  CNPJ 34.267.237-0001-55 (Federação Nacional das Associações do Pessoal CEF).
Transferência bancária: Banco Caixa (104) | Agência: 4316 | Operação: 003 | Conta corrente: 266-0.

Futuro Brilhar

Para fortalecer a campanha e aumentar o engajamento de empregados da Caixa, aposentados, pensionistas e da sociedade civil em geral, acesse o site Futuro Brilhar (www.fenae.org.br/futurobrilhar). Na plataforma, os doadores têm acesso a informações sobre a campanha, os projetos em andamento e notícias relacionadas.

MaisNotícias

imgResponsabilidade Social
Projeto da Fenae auxilia no aprendizado de 100 crianças em Santa Catarina

Na tarde de terça-feira (12), a diretora da Fenae, Lourdes Barbosa, visitou as instalações do projeto localizado na cidade de Palhoça

13/11/2024 17:19
imgResponsabilidade Social
Campanha do Mês das Crianças da Fenae apresenta resultado positivo de solidariedade

Por meio de doações, empregados da Caixa tiveram participação decisiva na ação “O sorriso de uma criança faz o futuro brilhar”, entre os dias 1º e 31 de outubro

11/11/2024 16:47
imgResponsabilidade Social
ONG Moradia e Cidadania em Rondônia sob nova coordenação

O bancário Edson Wilson assumiu o cargo em junho deste ano

07/11/2024 17:01
img