Notícias
Com ações de interação, estande da Fenae atrai participantes do Simpósio da Fenacef
O estande da Fenae se transformou em um verdadeiro ponto de encontro dos aposentados que participaram do 43º Simpósio da Fenacef (Federação Nacional das Associações dos Aposentados, Pensionistas e Anistiados da Caixa Econômica Federal), que aconteceu em Gramado (RS), entre os dias 16 e 21 de outubro. No local, uma equipe de relacionamento ofereceu informações sobre os programas e projetos de responsabilidade social da Fenae e das Apcefs. Nesse simpósio, a Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) foi representada por Rita Lima, diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas.
No estande da Fenae, os participantes do simpósio conheceram ações mais relacionadas com o universo dos aposentados, a exemplo do Meu Ideal, Fenae Gourmet e Jogos Fenae +, sendo que o evento esportivo será realizado no período de 15 a 18 de novembro deste ano, em Porto Alegre (RS). Ainda em Gramado, os aposentados receberam informações sobre a plataforma Convênios, a Rede do Conhecimento e projetos dos segmentos de cultura, bem-estar/formação e esporte.
Exemplos de produtos vendidos no estande foram as ecobags, bolsas ecológicas feitas com reaproveitamento de lonas dos eventos realizados pela Fenae. Esse processo funciona assim: os materiais reciclados são doados para a Associação Modelando a Vida, conduzida por um grupo de 10 artesãs de Ceilândia (região administrativa do Distrito Federal), que já foram vítimas de violência doméstica. Em sequência, a Fenae adquire a produção e a vende na lojinha do Movimento Solidário, enquanto os recursos arrecadados são doados aos projetos de responsabilidade social das entidades associativas.
No evento da Fenacef, e pela primeira vez, o destaque à parte foi a apresentação dos produtos da campanha Juntos a Gente faz o Futuro Brilhar, além de venda das bolsas ecológicas fabricadas de lona e de algodão, térmicas, camisas de algodão e produtos da lojinha. Registre-se que essa campanha arrecada doações para projetos da Fenae e das Apcefs, espalhados por todo o país, e beneficia crianças, adolescentes e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade, fixadas próximas às sedes das associações. Esses projetos têm parceria com a Moradia e Cidadania e o que é arrecadado destina-se às ações de responsabilidade social da Fenae.
O casal Ronaldo Lima de Souza e sua parceira de vida Regina, ambos aposentados de São Paulo, ficou animado com os projetos da Fenae e Apcefs em parceria com a Moradia e Cidadania, que conciliam ações de esporte, cultura, segurança alimentar e educação complementar com geração de renda e meio ambiente, contemplando crianças, adolescentes e adultos. Esse entusiasmo foi também compartilhado por outro aposentado paulista, Gervásio Jordão de Andrade, que acompanha o trabalho da campanha Juntos a Gente faz o Futuro Brilhar já há vários anos.
Durante o simpósio de Gramado, os três aposentados passaram pelo estande da Fenae e aproveitaram a ocasião para convidar – em vídeo gravado – os empregados da Caixa – ativos e aposentados, assim como a sociedade em geral, a se engajarem nessa mobilização nacional por mais cidadania e condições dignas de vida para a geração que será o futuro do país. A sugestão é de que essa ajuda comece pela aquisição de produtos vendidos na lojinha do Movimento Solidário, com o propósito de beneficiar diretamente as famílias assistidas pelos projetos da parceria Fenae/Apcefs/Moradia e Cidadania, alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
“E agora, segundo eles, a Fenae sempre buscando fazer o melhor para o pessoal da Caixa”.
Para Sergio Takemoto, com projetos sociais e a venda de produtos com propósito, a Fenae mostra que a solidariedade é a base para um futuro melhor para todas e todos. “O futuro que defendemos para o Brasil é com democracia de alta intensidade e com mais educação, saúde e qualidade de vida”, vaticina.
Interação bem-sucedida
Por dois dias, o estande da Fenae atraiu mais de mil participantes do Simpósio da Fenacef. Em área montada pela organização do evento, aposentados e pensionistas participaram das ações de interação voltadas para a divulgação dos programas e projetos da Fenae e das Apcefs.
Além dessas interações, os participantes do simpósio puderam adquirir produtos da lojinha do Movimento Solidário, cujo resultado das vendas será revertido para ações da Fenae e das Apcefs em parceria com a Moradia e Cidadania. Foram vendidos mais de R$ 23 mil em produtos.
MaisNotícias
Projeto da Fenae auxilia no aprendizado de 100 crianças em Santa Catarina
Na tarde de terça-feira (12), a diretora da Fenae, Lourdes Barbosa, visitou as instalações do projeto localizado na cidade de Palhoça
Campanha do Mês das Crianças da Fenae apresenta resultado positivo de solidariedade
Por meio de doações, empregados da Caixa tiveram participação decisiva na ação “O sorriso de uma criança faz o futuro brilhar”, entre os dias 1º e 31 de outubro
ONG Moradia e Cidadania em Rondônia sob nova coordenação
O bancário Edson Wilson assumiu o cargo em junho deste ano