img
Detalhes
Futuro Brilhar

Notícias

img
Apcef/DF proporciona dia de lazer para crianças de escola pública de São Sebastião

O dia foi especial para a pequena Emilly Vitória, de 9 anos, aluna da Escola Classe Vila do Boa, em São Sebastião. Ela, junto com outras 47 crianças, aproveitou um dia repleto de atividades na Apcef/DF, com direito a recreação, almoço e banho de piscina.

Emilly é atendida pelo projeto SOS Alfabetização, uma iniciativa da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) e da Apcef/DF, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania. O projeto oferece aulas de reforço escolar para crianças da comunidade Vila do Boa, muitas delas em situação de vulnerabilidade social.

A diretora de Aposentados da Apcef, Celeste de Cássia da Fonseca, destacou a importância do projeto em levar educação e conhecimento para as crianças atendidas. Além disso, ela falou da satisfação em abrir as portas da sede da Associação para recebê-las. “É uma honra proporcionar educação para essas crianças, e estamos conseguindo isso com o reforço escolar. Além disso, promovemos um dia de lazer, liberando as piscinas, os parques, as salas de jogos e o campo de futebol para que elas possam interagir em atividades além da escola”, completou Celeste.

Em meio a uma realidade onde muitas pessoas vivem em condições financeiras precárias, a união entre Fenae, Apcefs e a ONG Moradia e Cidadania tem promovido uma verdadeira revolução social em todo o Brasil, transformando vidas por meio de projetos de educação, geração de renda e moradia.

Representando a Fenae, a analista de Responsabilidade Social, Denise Viana Alencar, expressou sua satisfação em contribuir para a transformação social da comunidade. “O sorriso no rosto dessas crianças é a nossa maior recompensa. Ela confirma que o trabalho desenvolvido pela Fenae, Apcef e ONG Moradia e Cidadania está gerando frutos importantes, pois esses pequenos são o futuro do nosso país. Tenho certeza de que essas crianças levarão os ensinamentos das aulas e este dia de recreação para a vida toda”, comemorou Denise.

O presidente da ONG Moradia e Cidadania, Laurêncio Korbes, ressaltou a importância dessa atuação coletiva: "Somos privilegiados por termos a capacidade e a condição diferenciada de contribuir com a sociedade. Como empregados e aposentados da Caixa, temos a oportunidade de promover lazer, melhorar a capacidade escolar das crianças e, juntos com escolas como a de São Sebastião, no Distrito Federal, levar alegria a essas comunidades. Essa transformação social é um exemplo claro de como a união de esforços e a solidariedade podem criar mudanças significativas na sociedade brasileira”, concluiu Korbes.

O empregado da Caixa, Alberto Sued, acompanhou de perto o trabalho. Para ele, o projeto SOS Alfabetização está em completa sintonia com os valores e a missão dos empregados da Caixa, que buscam contribuir para a construção e reconstrução do país em diversas frentes, incluindo questões ambientais, socioambientais, de sustentabilidade e educação.

“Quando nos envolvemos em um movimento como este, que busca trazer dignidade para essas crianças, oferecendo um dia de lazer, saúde e uma boa alimentação, estamos cumprindo uma missão essencial. O trabalho dos empregados da Caixa vai além das atividades bancárias”, destacou Alberto.

Educação e diversão 

Aluna do terceiro ano, a pequena Emilly Vitória Gomes Rocha, de 9 anos, aproveitou o dia ao máximo com as amigas. “Este foi um dos melhores dias da minha vida. Foi muito legal porque pude brincar na piscina com minhas amigas e me divertir muito”, contou.

Foi também a primeira vez que Valentina Pereira da Silva, de 8 anos, esteve em um clube. “Gostei de tudo. É muito bom porque este clube é grande, tem parquinho e piscina. O dia de hoje foi muito especial para mim”, agradeceu a pequena.

A vice-diretora da Escola Classe Vila do Boa, Arlet Adriane, comentou sobre a alegria das crianças em passar o dia na Apcef/DF, destacando que essa experiência é uma forma de inseri-las em uma realidade diferente da que vivem. A educadora também elogiou o projeto SOS Alfabetização da Fenae. “Com a ajuda de monitores e professores, conseguimos alcançar a finalidade da escola, que é transmitir conhecimento e formar leitores, preparando as crianças para a sociedade”, ressaltou Arlet.

“Juntos a gente faz o futuro brilhar”

Os projetos da Fenae e Apcefs, em parceria com a ONG Moradia e Cidadania, fazem parte da ação “Juntos a gente faz o futuro brilhar”. A campanha tem o objetivo de arrecadar recursos para os 27 projetos, beneficiando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade situadas próximas às sedes das Apcefs.
Conheça e apoie as ações de responsabilidade social da Fenae no site:www.fenae.org.br/futurobrilhar.

MaisNotícias

imgResponsabilidade Social
Projeto de educação da Fenae vira tema de artigo científico

A pesquisadora Marta Ramos acompanhou de perto a implantação do projeto de Reforço Escolar na comunidade de Rio das Pedras

12/09/2024 11:36
imgResponsabilidade Social
Projetos da Fenae e Apcefs ajudam a melhorar índices de educação no Brasil

No Dia Mundial da Alfabetização, a Federação destaca projetos desenvolvidos pelas Apcefs do Maranhão e de Santa Catarina

08/09/2024 09:00
imgResponsabilidade Social
Fenae encerra campanha SOS Rio Grande do Sul

A entidade agradece a todos que contribuíram durante quatro meses para ajudar a salvar vidas no estado, atingido pela maior tragédia climática do Brasil

05/09/2024 09:11
img